Atualmente as relações humanas sofrem mudanças constantes e radicais e com isso novos desafios surgem para os profissionais que trabalham na área como: monitorar uma marca diariamente, estar antenado as oportunidades, gestão de crises etc. pois em tempos de comunicação digital, onde cada vez mais os sentimentos são e parecem artificiais, manter uma relação próxima com o público é essencial para garantir uma boa imagem da marca.
Com as redes sociais as pessoas emitem suas experiências de compra e uso dos produtos com muito mais frequência do que num passado próximo. Por isso, um posicionamento como marca humanizada pode ser a chave do sucesso
A internet é um universo com grandes oportunidades para as empresas no entanto, ao mesmo tempo, empoderou aos consumidores que são muito mais críticos e exigentes atualmente, pois eles passaram a ter um papel muito mais ativo nos processos de de decisão de compra e, com simples buscas, podem conhecer múltiplas opções e alternativas para satisfazer suas necessidades ou solucionar diversos problemas.
Considerando esse aspecto, podemos dizer que, as pessoas preferem as marcas humanas porque percebem que podem ajudá-las a cumprir com seus objetivos por meio do apoio contínuo e o acompanhamento personalizado ou seja todos tem participação direta na comercialização e evolução de um produto no mercado.
Tanto que o preço e a qualidade, ainda são fatores importantes, mas não mais os determinantes e sim o compromisso das marcas e sua preocupação com os usuários, assim como em temas relevantes para a sociedade e seu segmento de mercado.
A humanização de uma marca, pede principalmente que uma empresa responda mensagens, comentários, avaliações e dissemine conteúdo relevante, que desperte a atenção do seu cliente de uma forma próxima, de forma humana e não como um robô ou como um número, pois a era é digital e tecnológica mas pessoas continuam sendo pessoas, de carne, osso e emoções.
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— Jornalista Suzana Julião, Canal da Ilha